top of page

O GPEL

Foto Juiz de Fora.jpg

O GPEL foi fundado e registrado no CNPq no ano de 2009 sob o nome Elaboração de Método de Ensino de Latim. Os objetivos do Grupo na época eram aprimorar e ampliar a parte já concluída de uma proposta de método, denominado De Romanorum Litteris, que surgiu e foi preliminarmente elaborado durante disciplina de Estágio do curso de Letras do IEL-Unicamp em 2008, e fazer sua divulgação em eventos especializados da área de Estudos Clássicos. 

Em 13 de dezembro de 2012, durante reunião do Grupo no IEL-Unicamp, alterou-se o nome  para Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Latim (GPEL) e ele passou a ter como meta promover a reflexão teórica sobre a prática do ensino de língua e literatura latina no Brasil tanto na graduação quanto na pós-graduação e divulgar essas reflexões por meio de publicações especializadas e da elaboração de materiais didáticos.

Dentre as atividades do grupo, destacam-se o fomento a trabalhos de graduação e pós-graduação que abordem o tema, a promoção de seminários e fóruns de discussão. Também são objetivos do grupo a divulgação dessas reflexões por meio de publicações especializadas e a elaboração de materiais didáticos. É importante ressaltar que o grupo é composto por pesquisadores vinculados a instituições de diferentes regiões do Brasil: Unicamp, UFJF, UFES, UFBA e UFAL.

bottom of page