top of page

Histórico detalhado do GPEL

Atividades do Grupo de 2009 a 2011

 

Elaboração de Método de Ensino de Latim (registrado no CNPq em 2009)

 

Os objetivos do Grupo de Pesquisa Elaboração de Método de Ensino de Latim e algumas das atividades realizadas: o grupo tem como meta, em primeiro lugar, aprimorar e ampliar a parte já concluída do método "De Romanorum Litteris" e fazer a sua divulgação em eventos especializados da área de Estudos Clássicos. O "De Romanorum Litteris" pretende, em uma primeira fase, recobrir um total de cinco ou seis unidades que apresentem os fundamentos morfossintáticos da Língua Latina, tendo características principais: 1) a reflexão sobre a interface entre língua e cultura (o latim como porta de acesso aos textos clássicos); 2) a reflexão metalinguística rigorosa, ainda que sucinta e 3) uma interface moderna e agradável ao ensino dessa língua, na materialidade do próprio texto e na inserção de elementos pára-textuais. A apresentação dos tópicos é referendada pelos próprios textos da cultura clássica que os introduzem, cujo critério de organização e seleção foi o da coerência com a sequência didática e o da organização por gêneros poética, no primeiro volume, e prosa, no segundo. Em segundo lugar, o grupo também visa promover a reflexão teórica sobre a didática e metodologia de ensino de latim no Brasil, através do fomento de trabalhos em nível de graduação e pós-graduação que abordem o tema e a promoção de discussões e seminários.

Atividades:

  1. Apresentação do trabalho “Novas abordagens para o ensino de Latim”, no 17° COLE (20 a 24 de julho de 2009 – Unicamp). O trabalho foi desenvolvido sob minha orientação e apresentado por alguns membros do grupo (alunos de graduação e pós-graduação do IEL): Bárbara Elisa Polastri, Danielle Chagas de Lima, Diogo Martins Alves, Luciano César Garcia Pinto, Raquel Faustino e Tatiana Andrade Rabello Carvalho Pacheco. (O resumo e o trabalho completo foram publicados nos Anais do 17° COLE: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais17/txtcompletos/sem04/COLE_1434.pdf).

  2. Apresentação da comunicação coordenada “Questões teóricas e práticas sobre o ensino de Latim e o De Romanorum Litteris", no XVII Congresso Nacional de Estudos Clássicos (21 a 25 de setembro de 2009 – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal). Fui coordenadora da sessão da qual participaram dois alunos da pós-graduação do IEL (membros do grupo de pesquisa): Fábio Fortes (também professor da UFJF) e Luciano César Garcia Pinto (meu orientando de doutorado).

  3. Apresentação da Conferência “De Romanorum Litteris: uma experiência de elaboração de método de ensino de latim” , na III Semana Universitária da UEAP, realizada de 13 a 17 de abril de 2009, na Universidade Estadual do Amapá, Macapá.

  4. Promoção, junto com o Centro de Estudos Clássicos (CEC – IEL/Unicamp), do II Encontro de Professores de Latim, realizado nos dias 17 e 18 de maio de 2011 (IEL/Unicamp). Participaram desse Encontro, do qual fui presidente da Comissão Organizadora, cerca de oitenta pessoas entre alunos (graduação e pós-graduação) e professores da área de língua e literatura latina de diferentes Instituições de Ensino Superior do Brasil, representativas de diversas regiões do país. O principal objetivo do Encontro é o de propor um fórum nacional para a discussão sobre o latim e sua didática nos cursos de ensino superior no Brasil (público e privado), voltado para professores de latim, pós-graduandos em Letras Clássicas e graduandos em Letras com interesse na docência de Latim. Minha Fala de Abertura e os documentos gerados a partir do Encontro (a Ata Geral do evento e os Relatos pormenorizados das discussões dos Grupos, bem como o roteiro sugerido para os Grupos de Discussão - foram formados quatro grupos de discussão, a saber: Grupo I: professores de universidades onde hé curso completo de latim  e/ou pós-graduação na área; Grupo II: professores de universidade em que o Latim é parte de outras licenciaturas e  não há o curso completo, nem pós-graduação na área; Grupo III: alunos de Latim da pós-graduação; Grupo IV: alunos de Latim da graduação - foram publicados no site do evento: https://sites.google.com/site/encontrodeprofessoresdelatim/ii-encontro/atas-e-relatorios).

 

 

2011 a 2014

 

Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Latim (registrado no CNPq em 2009 - até o ano de 2013 o Grupo se intitulava “Elaboração de Método de Ensino de Latim”)

 

O Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Latim, liderado por Patricia Prata (IEL-Unicamp) e Fábio Fortes (UFJF) (registrado no CNPq em 2009 - até o ano de 2013 o Grupo se intitulava “Elaboração de Método de Ensino de Latim”) tem como objetivos:  promover a reflexão teórica sobre a prática do ensino de língua e literatura latina no Brasil. Dentre as atividades do Grupo, destacam-se o fomento a trabalhos de graduação e pós-graduação que abordem o tema, a promoção de seminários e fóruns de discussão. Também são objetivos do grupo a divulgação dessas reflexões por meio de publicações especializadas e a elaboração de materiais didáticos. É importante ressaltar que o grupo é composto por pesquisadores vinculados a instituições de diferentes regiões do Brasil: Unicamp, UFJF, UFES, UNESP, UFBA, UNIFESP, USP e UFF.

Em relação às atividades do Grupo no triênio (2011 a 2014), destacamos :

  1. Está no prelo o livro Latim Hoje: reflexões sobre cultura clássica e ensino, organizado por mim e pelo Prof. Dr. Fábio Fortes, que será publicado pela Editora Mercado de Letras – a Editora pretende publicá-lo entre o final deste ano de 2014 e início de 2015, segundo contrato de publicação enviado em 20 de agosto de 2014. Constam do livro dois textos meus, escritos em coautoria com Fábio Fortes: PRATA, P. & FORTES, F. “Ensino de latim: abordagens metodológicas e leitura” e FORTES, F. & PRATA, P. “A sobrevivência do latim”.

  2. O livro reúne textos escritos por diferentes pesquisadores e professores da área de Estudos Clássicos do Brasil, a grande maioria membros do Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Latim, contando também com uma contribuição internacional, a do Prof. Dr. William Dominik da Universidade de Otago/Nova Zelândia. A coletânea pretende mostrar uma pluralidade de reflexões acerca do ensino do latim e da cultura clássica na atualidade: quais as concepções de ensino do latim, o valor e seu lugar, sobretudo na cultura brasileira, suas práticas e metodologias. A ideia da organização de um livro com essa temática deriva, por um lado, dos resultados parciais da pesquisa desenvolvida no âmbito do GPEL – Grupo de Pesquisa sobre o Ensino de Latim (CNPq), e, por outro, também foi motivada e enriquecida pelos frutíferos diálogos propiciados pelos Encontros de Professores de Latim - o Grupo sempre participa ativamente da promoção e organização dos Encontros de Professores de Latim, sediados, em 2010, na Universidade Federal de Juiz de Fora, em 2011, na Universidade Estadual de Campinas e, em 2012, na Universidade Federal Fluminense. Esses Encontros representam uma tentativa de estabelecer um fórum nacional de reflexão sobre o latim e sua didática nos cursos de ensino superior do Brasil. Em suas três edições, o evento contou com representantes de mais de 20 universidades brasileiras. Os relatos das discussões, atas e informações podem ser encontradas no site: http://sites.google.com/site/encontrodeprofessoresdelatim.

  3. b) Publicação do capítulo  “Considerações sobre métodos e metodologias de ensino de latim no Brasil”, escrito em coautoria com Fábio Fortes, no livro Mosaico Clássico: variações acerca do mundo antigo (UFBA, Vol. 1, pp.167-186, 2012). O capítulo resultou da conferência homônima, escrita em coautoria com Fábio Fortes, que foi apresentada no I Encontro de Estudos Clássicos da Bahia, realizado de 14 a 16 de junho de 2012, na Universidade Federal da Bahia (UFBA) – o resumo da conferência foi publicado no Caderno de Resumos do evento (impresso).

  4. Entrevista sobre o tema “O Latim Hoje” cedida ao Programa “Diálogo sem Fronteira”, apresentado pelo Prof. Dr. Pedro Paulo de Abreu Funari, em 13 de outubro de 2011, na RTV Unicamp/Campinas, (https://www.youtube.com/watch?v=NUxLkwtC-fY).

  5. Apresentação da palestra “O Latim na atualidade: o que se espera do seu ensino na graduação em Letras”, promovida pelo Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em 16 de março de 2012.

  6. Participação no III Encontro de Professores de Latim, ocorrido de 17 a 18 de abril de 2012, na Universidade Federal Fluminense (UFF)/Niterói, em que apresentei a palestra “Relatos e Experiências sobre o ensino de Latim na Universidade Brasileira”. Participei, ainda da sessão de debates intitulada “O ensino de latim: perspectivas e realidades”.

  7. Ministrei o minicurso “Ensino de Latim: a literatura como mero pretexto para o ensino da língua?” (4 horas de duração), no I Congresso/ II Jornada sobre ensino de Línguas Estrangeiras, em 10 de julho de 2012, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)/Vitoria.

  8. Participação na Mesa Redonda "O Ensino de Latim: perspectivas", proferindo a palestra "De Romanorum Litteris: uma nota sobre a abordagem textual", durante a XXVI Semana de Estudos Clássicos - “Letras Clássicas: tino e ensino”, ocorrida de 30 de outubro a 1 de novembro de 2012, na Unesp de Araraquara.

  9. Organização, juntamente com o Prof. Dr. Fábio Fortes (UFJF), do “I Encontro de Pesquisa do Grupo Elaboração de Método de Ensino de Latim” - foi a partir desse Encontro que o Grupo passou a se chamar “Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Latim” -, em 13 de dezembro de 2012, no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp/Campinas.

  10. Coordenadora da Sessão Temática "Abordagens metodológicas e o ensino do latim", no XIX Congresso da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos/I Simpósio Luso-Brasileiro de Estudos Clássicos - O Futuro do Passado, ocorrido entre 8 e 12 de julho de 2013, na UNB, em que apresentei a comunicação “Abordagem Textual e o Ensino da Literatura Latina”. Participaram dessa sessão coordenada o Prof. Dr. Fábio Fortes (UFJF) e Prof. Dr. José Amarante Sobrinho (UFBA), ambos membros do Grupo de Pesquisa.

 

Embora não tenham sido organizados diretamente pelo Grupo de Pesquisa Ensino de Latim, comentamos também, dentre as atividades do Grupo, os dois Fóruns organizados pelo Centro do Pensamento Antigo (CPA-IFCH/Unicamp), do qual sou Diretora desde 2011 (exporei as atividades de minha gestão no item 6), e pelo Centro de Estudos Clássicos do IEL, do qual sou membro, uma vez que tiveram como propósito fomentar a discussão sobre a presença de temas e assuntos relacionados à Antiguidade Clássica no Ensino Fundamental e Médio, e sobre a as perspectivas e instrumentos envolvidos no modo como a Antiguidade Greco-romana é atualmente abordada no Ensino Superior:

  1. Organização, juntamente com Prof. Dr. Flávio Ribeiro de Oliveira, Coordenador do Centro de Estudos Clássicos (CEC) do IEL, do Fórum Permanente “Antiguidade Clássica e a Educação Atual”, ocorrido em 31 de maio de 2012, no Auditório - Centro de Convenções UNICAMP. Demos entrevista para a TV Unicamp durante o evento (http://www.rtv.unicamp.br/?page_id=1049&xid=416).

  2. Organização, juntamente com a Profa. Dra. Isabella Tardin Cardoso, Coordenadora Associada do Centro de Estudos Clássicos (CEC) do IEL , do Fórum Permanente - Antiguidade Greco-romana e o Ensino Superior: instrumentos e perspectivas, ocorrido no dia 22 de agosto de 2013, no Auditório - Centro de Convenções UNICAMP.

 

 

2014-2018

 

O Grupo de Pesquisa sobre Ensino de Latim (GPEL) visa promover a reflexão teórica sobre a prática do ensino de língua e literatura latina no Brasil tanto na graduação quanto na pós-graduação. Dentre as atividades do grupo, destacam-se o fomento a trabalhos de graduação e pós-graduação que abordem o tema, a promoção de seminários e fóruns de discussão. Também são objetivos do grupo a divulgação dessas reflexões por meio de publicações especializadas e a elaboração de materiais didáticos. É importante ressaltar que o grupo é composto por pesquisadores vinculados a instituições de diferentes regiões do Brasil: Unicamp, UFJF, UFES, UFBA e USP.

Além das produções já registradas e comentadas no item 1.6.3, como a publicação do Livro “Latim hoje”, e a organização do número 13 da Revista PhaoS, destaco apresentações de trabalhos cuja temática foi o ensino de Latim:

  1. Participação no “4th Interdisciplinary Conference: Transmitting a Heritage? The Teaching of Ancient Languages from Antiquity to the 21st Century” no Polis – The Jerusalem Institute of Languages and Humanities, em abril de 2018. No evento, apresentei o paper “Latin in Brazil in the 21st Century”, em que teci um panorama relativo ao ensino do Latim no Brasil hoje.

  2. Apresentação da palestra “A intertextualidade como estratégia para o ensino de literatura latina”, proferida no dia 1 de maio de 2018, no II SECLAM (II Semana Internacional de Estudos Clássicos do Amazonas -"Educação, linguagem e ensino: a (re)construção do papel educador da Antiguidade aos nossos dias),  ocorrido nos dias 30 de maio a 2 de junho de 2018 na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Neste mesmo evento, mediei a palestra de abertura do evento, "Ars docendi Latinum": onde e como podem aprender a ser professores os jovens estudantes de latim? Notas sobre o projeto "A Extensão Pesquisa o Ensino", proferida pelo professor Dr. José Amarante (UFBA) no dia 30 de maio de 2018.

  3. E da palestra “O Ensino de Latim em Escolas Públicas”, proferida na Universidade do Estado do Amazonas em 21 de julho de 2017.

​

bottom of page